, , , , , , ,

Cabelo curto | Vantagens Dicas e Inspirações

1:00 PM

Tem dias que a gente acorda, se olha no espelho e dá uma vontade absurda de mudar, cortar o cabelo. Mas cadê a coragem? E o medo de se arrepender depois? Quando o assunto é cabelo, mexe muito com a gente, né? Pois fiz esse post a pedidos, muitas fofas me viram no instagram e pediram para fazer um post contando sobre como é ter cabelo curto, dar dicas, essas coisas. Espero ajudar na decisão, se vai cortar ou não.

cabelo curto,cabelo curto,cabelo curto,cabelo curto, cabelo curto e franjinha, cabelo curto e franjinha, cabelo curto e franjinha,
Primeira vez que apareço aqui sem esconder o rosto haha e já vou mostrando meu cabelo novo, que estou amando demais
Como se chama meu corte de cabelo
Essa foi uma das perguntas que mais ouvi (ou li, no caso haha). Esse corte está na categoria Bob, se é que posso dizer assim, e se chama short bob. É bem curtinho e todo desfiado em camadas. Ele era ainda mais curto, mas já cresceu e tenho que refazer o corte.


As vantagens de ter cabelo curto

Praticidade
Não tem coisa melhor do que conseguir lavar e secar o cabelo super rápido. Se for fazer escovinha ou chapinha, num instante termina. Se for tingir, descolorir, hidratar, qualquer procedimento é finalizado muito rápido.

Economia de produtos
Só eu sei o quanto eu to feliz por saber que vou passar uns 3 meses sem comprar meu creme de limpeza light-poo, que é bem caro e já falei dele aqui. Além de economizar muito os cremes do cronograma capilar. Economia é comigo mesma.

Up no visual
Cabelo curto é lindo, estiloso e elegante. Dá uma aparência mais moderna, mesmo que você faça um corte de antigamente. Se você nunca teve cabelo curto, tira foto com as mesmas roupas e compara o antes e depois pra ver a diferença.

Melhora a autoestima
Qualquer mudança no cabelo melhora a autoestima (se ficar do jeito que você queria), seja ficando loira, fazendo texturização, passando por transição capilar, etc. Mas com o cabelo curto a minha experiência foi a melhor de todas. Acho que combinou demais com meu jeito, minha personalidade, com minhas roupas. Estou me sentindo mais segura, mas feliz com minha aparência.

Não precisa se preocupar em fazer penteados pra festas
O cabelo curto é muito elegante, mesmo que você não faça um penteado elaborado, vai ficar bonita e chique. Dizem que a desvantagem do cabelo curto é não ter muita opção de penteados, mas eu discordo, pois tem várias, tem inúmeros acessórios para usar, é só procurar no Google ou no Pinterest que vai achar os penteados. E, dependendo do comprimento, dá pra colocar apliques.

Não faz calor no pescoço
Uma coisa que me dava raiva do meu cabelo comprido era ficar morrendo de calor nas costas e na nuca, coisa que não sinto mais. Senti um alívio enorme. Se você mora em lugar frio isso não é desvantagem, é só usar alguma roupa que cubra o pescoço quando for sair de casa ou ficar em ambiente climatizado.

Ótimo pra quem vive com pressa
Se não tiver tempo de arrumar, é só prender um topete ou dar uma bagunçada que fica lindo. Vivo fazendo isso e parece que quando mais assanhado, mais legal fica.

Coisas que você precisa saber antes de cortar


A primeira dica que eu dou sempre é que não se importe com opiniões alheias
Quando a gente comenta que quer cortar o cabelo às vezes aparece gente, principalmente familiares, se metendo e dizendo "você é louca". E depois que a gente corta, geralmente tem alguém que vai dizer que preferia seu cabelo como estava antes. Felizmente não passei por isso, pelo contrário, todo mundo amou, mas já vi várias pessoas relatando que sofreram esse tipo de preconceito. Não importa se seu cabelo é liso, ondulado ou cacheado, cabelo curto fica lindo em qualquer tipo de fio. Também não se prenda àquela frase "rosto redondo não combina de cabelo curto nem de franjinha". Pior de tudo que já ouvi "gente gorda não combina de cabelo curto". E se alguém, um dia, te disser alguma dessas coisas, nem dê ouvidos, é uma opinião preconceituosa e sem importância, pois o corpo é seu e o que vale é o que você quer, o que importa é o que te faz se sentir bem e feliz. E não deixe esses comentários diminuírem sua autoestima e te fazerem ficar pra baixo, muito menos te fazerem desistir do que você quer. E isso vale para tudo na vida.

Busque referências (e que tenham a ver com sua rotina)
Pesquise bastante, salve muitas fotos com o corte que você deseja ter. Veja e reveja as fotos, várias e várias vezes. Acostume-se com a ideia. Uma coisa que faz muita gente se arrepender de cortar o cabelo é que vê um corte, acha bonito e corta igual, ou pelo menos pede para o cabeleireiro fazer igual, o que nem sempre dá certo. É preciso analisar se o corte combina com sua rotina, se você conseguirá mantê-lo. Por exemplo: de acordo com a imagem abaixo tenho dois tipos de fios, o 1 e o 2a, que é um cabelo liso com uns fios levemente ondulados e basta deixá-lo secar naturalmente e mexendo um pouco nele para que fique parecendo que finalizei com babyliss e a franjinha seca lisa, não preciso de chapinha nem de secador, mas se ele não fosse liso, iria precisar fazer pelo menos uma escovinha pra conseguir deixá-lo do jeito que é. Se isso não for uma desvantagem pra você, se tem tempo e paciência para finalizar o penteado toda vez que lavar o cabelo, então não vejo motivo para não cortar.

Para saber qual o(s) seu(s) tipo(s) de fio é só buscar por "tipos de cabelo" no google que aparecem muitas opções de imagens, tipo essa aqui embaixo.
cabelo curto,cabelo curto,cabelo curto,cabelo curto, cabelo curto e franjinha, cabelo curto e franjinha, cabelo curto e franjinha,

Escolha um bom cabeleireiro
Dê preferência àqueles que sabem fazer o corte que você escolheu. Pesquise e veja os perfis deles nas redes sociais, analise se já fizeram o corte antes e salve a foto, assim fica mais fácil ele entender seu corte. Se for cortar com o profissional de sempre, mostre todas as fotos que usou como referência e converse para deixar tudo bem explicadinho e não ter risco do cabelo ser cortado errado.

Se for cortar franjinha, aconselho pesquisar bem, pois algumas pessoas relatam desvantagens. Fiz esse post pra ajudar.

Siga pessoas que são referência
Essa dica é ótima. Antes de cortar, comecei a seguir alguns perfis que postam fotos de mulheres de cabelos curtos e eu já seguia várias meninas no instagram, pois sempre amei os cabelos delas e já estava me acostumando com a ideia de cortar de tanto cabelo curto que via diariamente. Foi o que mais me motivou a cortar, pois eu via aquelas meninas lindas com a autoestima lá em cima e sentia que queria ficar assim também. Vou deixar aqui a lista de meninas nas quais me inspirei, os dois perfis que postam fotos variadas com todo tipo de corte e inspiradoras e outras que sigo porque adoro a energia delas. É só clicar nos nomes que abre os perfis no instagram.
Luiza Junqueira    |    Stephanie Suero    |    Raquel Medeiros    |    Anita Palito    |    Verônica Lima    |    Mayara Brum    |    Taylor Lashae    |    Ana Pilatti    |    Paulinha Sampaio    |    Bruna Vieira    |    Cabelo Curto Br    |    Meu cabelo curto

E tem essa cabeleireira Ana Paula, na qual inspirei meu corte de cabelo. Quem for de São Paulo é só falar com ela por direct que ela manda o orçamento. Queria poder cortar com ela AnaRunWithScissors  



E o meu perfil Barbarawishes . Me segue!!
Quem corta meu cabelo sou eu mesma. Às vezes erro e fica com umas falhas, mas nada que me incomode.
Aqui está o cabelo meu natural
cabelo curto shot bob,cabelo curto shot bob,cabelo curto shot bob,cabelo curto shot bob, franjinha, franjinha, franjinha, franjinha, franjinha,

Aqui está meu cabelo com chapinha

Não tente inovar toda vez que for cortar
Se você achar o corte certo, não fica mexendo tentando fazer mais mudanças. Acostume-se primeiro com o que fez. Eu estava com a franjinha do jeito que queria, mas ficavam "dois buracos" nas laterais, aí peguei mais cabelo e cortei e não ficou muito legal quando prendo o cabelo pra trás porque a franjinha ficou muito cheia. Agora vou ter que deixar crescer essa parte do excesso.

Fazer manutenção
Essa dica vale tanto para o corte como para a saúde dos fios, principalmente se estiver passando por transição capilar. É importante continuar com os cuidados. O cabelo curto passa a impressão de que não é preciso cuidar tanto, mas o cuidado é tão necessário quanto nos cabelos longos, pois as pontas estão mais próximas do rosto e se ficarem feias, vão chamar muita atenção. E pode ser que você não queira isso. Mas se não se importar, finge que não leu essa parte.

Sobre chapinha e modelador
Se você gosta de finalizar com chapinha e babyliss é aconselhável comprar aqueles que sejam mais finos, específicos para cabelos curtos, caso você não tenha. Isso não foi problema pra mim, pois tenho uma chapinha fina, que uso quando quero deixar o cabelo super liso e também uso pra fazer ondinhas.

Caso você tenha o cabelo ondulado ou cacheado e queira fazer um short bob de franjinha e mantê-lo liso, te apresento a Anita. Ela é youtuber de Portugal e a acompanho há um tempo. O cabelo dela é cacheado e não foi empecilho para ela fazer o corte. Tem vídeo dela contando a rotina pra manter o cabelo.
Uma publicação compartilhada por 💚 ANITA 💚 (@anitapalito) em


Vou contar um pouco sobre a história do meu cabelo e como decidi chegar a esse corte
Entre idas e vindas de cabelo long bob, que era o comprimento mais curto que eu tinha coragem de cortar, decidi inovar e fazer um corte que nunca tive. Busquei várias referências e pedi pra minha sogra passar a tesoura (ela é cabeleireira). Cortei chanel, mas queria mais curto e na semana seguinte fui lá cortar mais. Mas eu sentia que estava faltando alguma coisa. Quando cheguei em casa repiquei ele todo e virou um short bob, cortei a franjinha e amay!!! Minha autoestima melhorou tanto, mas tanto, que nem lembro se um dia já me achei tanto assim kkkk. Nessa foto do meu instagram dá pra ver bem o corte. Tem mais fotos no meu perfil, me segue lá.

Uma publicação compartilhada por Bárbara... (@barbarawishes) em

Criei uma pasta no pinterest com algumas fotos que usei como referência e vou ficar adicionando outras de vez em quando. Segue lá!

Minha dicas foram úteis? Ficou alguma dúvida? É só perguntar que respondo.
Me segue nas redes sociais

Beijos
 ♥ ♥ ♥

Você também vai amar

0 comments

NOVIDADES NO SEU E-MAIL

Cadastre seu e-mail e receba todas as novidades!


Arquivo do blog