, , ,

Dicas para o bolo não solar e ficar fofinho

11:36 PM

Tem coisa mais chata do que fazer um bolo, ficar toda empolgada pra comer com o cafezinho e quando vai tirar do forno se depara com o bolo solado? Ou pior, tira do forno e está lindo, mas depois que esfria e vai ver ele está murcho.
bolo solado, meu bolo solou o que fazer, porque o bolo solou, como fazer bolo sem solar, bolo solar, bolo solado, meu bolo solou o que fazer, porque o bolo solou, como fazer bolo sem solar, bolo solar, bolo solado, meu bolo solou o que fazer, porque o bolo solou, como fazer bolo sem solar, bolo solar,

Agora você não vai mais passar por isso porque vou te dar essas dicas profissionais pro seu bolo ficar fofinho. Se seguir todas elas, seu bolo será sempre fofinho e gostoso.

Primeiro vamos entender o que faz o bolo solar

1 | Forno desregulado. Se não estiver acendendo os queimadores dos dois lados, não irá assar o bolo uniformemente.
2 | Abrir o forno antes do tempo (tem que deixar pelo menos 30 minutos assando até poder abrir). Isso se for fazer bolo de massa aerada (bolo de chocolate, bolo de cenoura, bolo fofo, etc.).
3 | Abrir o forno várias vezes. Ele vai perder calor, vai baixar a temperatura e não vai assar o bolo direito. 
4 | Aumentar e diminuir a temperatura do forno enquanto o bolo está assando. Isso corre o risco de deixar o bolo queimado nas bordas e cru no centro.
5 | Bater muito a massa, seja na batedeira ou à mão. A farinha desenvolve glúten, o que faz o bolo ficar pesado. 
6 | Pouco fermento, ou fermento vencido, mesmo se estiver na validade pode estragar antes do tempo. Fermento em excesso também faz o bolo desandar.
7  | Açúcar cristal faz a massa ficar pesada.
8 | Muita farinha ou muito líquido. Veja se o problema está na receita, a quantidade de ingredientes pode estar desproporcional.

Dicas para o bolo ficar fofinho e aerado

1 | Quanto mais bater os ovos, o açúcar e a manteiga, mais leve ficará a massa e mais fofinho ficará o bolo.
2 | Quando for adicionar a farinha à mistura, é melhor evitar bater na batedeira. Muita gente usa a batedeira para misturar a massa, mas o recomendado é misturar com espátula ou fouet(fuê), delicadamente, de baixo para cima, introduzindo ar na massa.
3 | Peneirar todos os ingredientes secos (farinha, fermento, chocolate em pó, açúcar) para que fiquem soltinhos e desmanche as bolinhas.
4 | Deixar o bolo no forno por no mínimo 30 minutos, só depois desse tempo pode abrir para fazer o teste do palito e que seja bem rápido, mas provavelmente o bolo ainda estará cru.
5 | Por falar em teste do palito, sempre deve fazê-lo perfurando o meio do bolo, nunca as laterais, porque ele assa das bordas para o centro. Se o palito sair seco está pronto. Lembra de colocar o palito na vertical e encostar no fundo da forma.
6 | Se colocar o bolo no forno e estiver com pressa, não adianta aumentar a temperatura para assar mais rápido, o que vai acontecer é que o bolo vai queimar nas bordas e ficar cru no meio.
7 | Acrescentar o fermento à farinha na hora que a estiver peneirando. Eu prefiro assim, não gosto de comprar aquela farinha que já vem com fermento, pois o risco de solar é maior. Também não gosto de acrescentar o fermento por último, pois ele pode começar a agir antes da massa ir para o forno.
8 | Dar preferência ao açúcar refinado peneirado, assim o risco de solar é menor.

Parti a fatia ao meio. Dá pra perceber a fofura pelas fotos. Todo mundo fala que meu bolos desmancham na boca de tão fofinhos que são.
bolo solado, meu bolo solou o que fazer, porque o bolo solou, como fazer bolo sem solar, bolo solar,

Curiosidades

| Quando você fizer a massa do bolo e acontecer alguma coisa, precisar sair, seja lá o que for, pode guardá-la na geladeira por até 24h e ela não estraga, não desanda. É só vedar bem com a tampa do recipiente ou com plástico filme. Também pode guardá-la na geladeira já dentro das formas untadas. Vivo fazendo isso e nunca deu errado. E quando for assar, pré-aquece o forno por 10 min, distribui a massa delicadamente nas formas e põe pra assar normalmente. Pode ser que demore uns 5 a 10 minutinhos a mais se colocar no forno a massa ainda gelada.

| Também pode congelar a massa depois que assar. É só deixar descongelando em temperatura ambiente no dia que for usá-la. Algumas confeitarias e padarias fazem isso e que também congelam a massa crua, mas eu não gosto, pois a ela perde qualidade.

| Para desenformar o bolo sem quebrá-lo, deixe-o esfriando completamente. Para ajudar a desgrudar da forma, pode dar uma sacudida de leve ou então passar uma faca nas laterais.

| Pode assar o bolo, desenformá-lo e depois envolvê-lo em plástico filme e guardá-lo na geladeira por até 5 dias. Mas se for guardar por tanto tempo deve comê-lo no mesmo dia.

| Não vai estragar o bolo se colocar pra pegar vento para esfriar mais rápido. Não precisa ficar colocando pano em cima. Se ele estiver bem feito, bem assado, não tem o que dar errado. É normal que ele encolha um pouquinho depois que esfriar. É aquele negócio, calor dilata, frio contrai haha.

| É importante usar uma farinha de qualidade, de preferência daquelas que vem em embalagem de papel, que faz com que ela "respire".

São muitos os segredos do bolo fofinho, né? Mas depois que você pega a prática nunca mais esquece
Me segue nas redes sociais pra não perder as novidades e dá uma olhadinha os outros posts do blog
Beijos
 ♥ ♥ ♥

Você também vai amar

0 comments

NOVIDADES NO SEU E-MAIL

Cadastre seu e-mail e receba todas as novidades!


Arquivo do blog