, ,

Bolo de chocolate molhadão da Dulce Delight

2:04 AM

receita bolo de chocolate molhado, receita bolo de chocolate molhado, receita bolo de chocolate molhado, receita bolo de chocolate molhado, receita bolo de chocolate molhado, receita bolo de chocolate molhado, receita bolo de chocolate molhado,
Dá pra perceber bem como o bolo fica molhado. Essa parte de baixo não é solada, é molhado, mesmo.

Depois de tanto tempo trago um post de receita. Mas não é minha, é de uma que eu vi no youtube e que consegui reproduzir. Apesar de ter algumas das informações no vídeo, vi que muitas pessoas ficaram com dúvida em relação aos ingredientes e passo a passo porque acontece tudo muito rápido, então achei melhor criar esse post pra ajudar quem está precisando. Tem também umas dicas para que seu bolo fique tão maravilhoso quanto o da Dulce (e quanto o meu).

O vídeo da receita é esse aqui. Assista para ficar mais fácil de fazer


Ingredientes
Primeiro de tudo - antes de começar qualquer receita - deixe-os separados organizadinhos, isso vai facilitar muito na hora de misturá-los.

Na primeira vasilha você vai colocar:
250g de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal

Na segunda vasilha você vai colocar:
6 ovos
300g de açúcar

Na terceira vasilha (usei a panela mesmo, pois é pra derretê-los em banho maria):
340g de chocolate amargo (na receita dela, mas na minha usei meio amargo)
450g de iogurte (usei Lebom porque acho bem consistente e não é azedo, mas pode ser qualquer um de sua preferência)
200g de manteiga (pode ser margarina também, mas manteiga é mais saudável)
25g de chocolate em pó (usei 10g de 100% cacau em pó alcalino)
3 colheres de água quente
Agora botando a mão na massa
Pré-aqueça o forno a 180º
Unte as formas

Misture os ingredientes da vasilha 1
Bata os ovos com o açúcar na vasilha 2
Derreta os ingredientes da vasilha/panela 3 em banho maria e coloque pra esquentar um pouco de água em uma outra panela (ou esquente no microondas na hora de misturar). Quando estiverem bem misturados, coloque 3 colheres de água quente na vasilhinha do chocolate em pó e mexa até diluir, depois coloque dentro da vasilha/panela 3 e mexa até misturar tudo.

Coloque a mistura da vasilha 2 dentro da vasilha 1 e mexa delicadamente (usei um fouet, mas pode usar colher ou espátula). Coloque a mistura da vasilha 3 dentro da vasilha 1 e, novamente, mexa delicadamente.

Coloque nas formas e ponha pra assar a 180º. Os das formas de 20cm assaram em 55 minutos, já os das formas de 14cm assaram em 45 minutos.
receita bolo de chocolate molhado, receita bolo de chocolate molhado, receita bolo de chocolate molhado, receita bolo de chocolate molhado, receita bolo de chocolate molhado, receita bolo de chocolate molhado, receita bolo de chocolate molhado, receita bolo de chocolate molhado, receita bolo de chocolate molhado, receita bolo de chocolate molhado, receita bolo de chocolate molhado,
Dicas:
| Não abra o forno antes de completar 30 minutos, senão o bolo vai solar.
| Após 35min ou 40 minutos verifique se já assou, pois o tempo vai depender de cada forno. 
| Sempre verifique colocando o palito no meio do bolo, nunca perto das bordas, pois ele assa da borda para o centro. E ele tem que sair sequinho.
| Nunca aumente a temperatura, principalmente depois que o bolo estiver dentro do forno, pois isso vai fazer com que ele fique assado na camada exterior e dentro vai ficar cru. também correndo o risco de ficar solado.
| Só desenforme o bolo depois que esfriar. Se tentar desenformar antes, vai quebrá-lo. Pode colocar perto de ventilação (qualquer uma, até de ar-condicionado), não vai interferir na qualidade dele.
| Se untar com chocolate em pós, ou cacau em pó a borda fica muito mais bonita, toda marrom.
Essas dicas são válidas para qualquer bolo de massa fofa/aerada que for fazer.

Olha como ficou o bolinho de 14cm. Improvisei um naked cake pra aproveitar a cobertura como recheio. Fiz no prato duralex, mesmo. Esse eu levei pro meu namorado.
receita bolo de chocolate molhado, receita bolo de chocolate molhado, receita bolo de chocolate molhado, receita bolo de chocolate molhado,

Deu até pra oferecer umas fatias aos meus clientes para que degustem e queiram encomendar um depois.
receita bolo de chocolate molhado, receita bolo de chocolate molhado,


Respondendo algumas dúvidas

Qual fermento devo comprar? Químico ou biológico?
Para bolos sempre use fermento químico (mais conhecido como pó royal) e para pães usa-se o fermento biológico (mas tem receitas que usa-se o químico).

Qual chocolate devo usar?
Acho que a melhor opção é o chocolate meio amargo. Escolha uma marca que você gosta. Usei o meio amargo Melken da Harald, a barra de 1kg custou R$ 23,00, mas o preço geralmente varia pra mais. Ele é tão gostoso quanto os chocolates de marcas famosas.
Não use aquele que tem escrito "cobertura", "top", pois isso não é chocolate, é só uma mistura de ingredientes para se assemelhar ao chocolate (geralmente tem uma pequeniníssima quantidade dele e muitos nem tem). Tem marca que até coloca corante marrom e essência para imitar o chocolate.

Quanto rende a receita?
Rende o suficiente para um bolo de festa. Dividi a receita em duas formas de 20cm e duas de 14cm. Dá pra fazer em duas formas de 23cm e em duas formas de 26cm (ficará com a massa um pouco mais fina).

O bom dessa receita é que não precisa de batedeira. Mas bater os ovos com o açúcar só com o fouet cansou um pouco.

Sobre a cobertura
Não fiz a da receita dela. Fiz um brigadeiro ao ponto de escorrer. Usei 100g de leite condensado e 100g do chocolate meio amargo. Primeiro derreti o chocolate em banho maria na mesma panela que usei antes, depois adicionei o leite condensado e mexi em fogo baixo até engrossar um pouco, foi uns 5 minutos, depois despejei no bolo.


Faltou alguma informação? Ainda está com dúvida? Deixa seu comentário aqui embaixo que vou adorar responder
Me segue nas redes sociais pra não perder as novidades e dá uma olhadinha os outros posts do blog
Beijos
 ♥ ♥ ♥

Você também vai amar

0 comments

NOVIDADES NO SEU E-MAIL

Cadastre seu e-mail e receba todas as novidades!


Arquivo do blog