, ,

Vale à pena comprar maquiagem da China?

5:30 PM



Tenho visto bastante gente comentando as vantagens de comprar cosméticos em sites da China. A maioria das resenhas que vejo são sobre aquelas paletas réplicas da Naked, da Urban Decay, que tem cores que se aproximam da Naked original e até duram muito tempo na pele. Os preços são muito atrativos. Muitas pessoas dizem que usam e não recomendam, que sabem os riscos à saúde, mas que pelo preço e pela “qualidade” compensa muito. Até arriscam dizer que estão acostumadas a usar e nunca aconteceu nada. Mas será que vale à pena, mesmo? E os efeitos a longo prazo?

A minha opinião é: Não vale à pena. E vou explicar por que.

Na imagem abaixo é possível ver a diferença de preço entre a maquiagem réplica, vendida no Aliexpress, e a maquiagem original, vendida na Sephora. E o preço da réplica é realmente atrativo - mas não para mim.




As marcas de cosméticos fazem uma série de testes antes de comercializar os produtos, para se adequar às exigências da vigilância sanitária e trazer segurança ao consumidor (assim deveria ser). E mesmo com todos os procedimentos, ainda ocorrem casos em que a vigilância sanitária encontra elementos tóxicos nos produtos, a partir de análises laboratoriais. Essas empresas passam por fiscalização de órgãos que regulamentam quais químicos podem ser usados e quais são proibidos e mesmo assim, ainda existem aquelas que produzem cosméticos com substâncias químicas proibidas. E a China tem alguma fiscalização? Se tiver, quais os elementos que permite e quais proíbe? 

Há alguns anos, várias empresas famosas e que estamos acostumadas a usar seus produtos, foram notificadas por presença de chumbo e outros elementos altamente cancerígenos em seus cosméticos. É possível ver duas notícias relacionadas neste link e neste link. Se mal podemos confiar nas marcas que conhecemos, tampouco podemos confiar nas que fabricam produtos piratas. É bom pensar um pouco nas perguntas abaixo:

Quem é a mão de obra que fabrica estes cosméticos? São treinados e qualificados?

Estes produtos passam por testes e inspeção?

Em que condições de higiene são fabricados e armazenados?

Quem fiscaliza as maquiagens e demais cosméticos produzidos na China?

Quais os riscos que esses cosméticos trazem à saúde? Quais danos minha saúde sofrerá a curto, médio e longo prazo?

Pode ser que tenha algum produto realmente bom, mas será que vale mesmo à pena correr o risco? Eu tenho medo de comprar cosmético pirata, e você já usou algum?

Beijos
 ♥ ♥ ♥


Me segue nas redes sociais
Facebook | Instagram | Google Plus | Pinterest

Aproveita e se cadastra no formulário aqui embaixo para receber todas as novidades primeiro.

Cadastre seu e-mail e receba todas as novidades!

* indicates required

Você também vai amar

0 comments

NOVIDADES NO SEU E-MAIL

Cadastre seu e-mail e receba todas as novidades!


Arquivo do blog