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Dicas para ter uma alimentação mais saudável sem grandes esforços

2:28 PM


Primeiramente gostaria de dizer que não sou nutricionista e que não estou prescrevendo uma dieta. As informações abaixo são coisas que comecei a fazer e que melhoraram minha saúde significativamente. 

Para ter uma alimentação mais saudável, não precisa fazer dieta ou deixar de comer o que gosta. Eu como tudo que tenho vontade, mas evito exagerar. Não existe idade certa para começar, não importa se você tem 20 ou 55 anos. Lembre-se que quanto antes você passar a consumir alimentos saudáveis, maior a possibilidade de prevenir doenças e melhorar sua saúde.

Uma alimentação saudável previne e diminui os riscos de doenças, retarda o envelhecimento das células, melhora o aspecto da pele, do cabelo, entre muitos outros benefícios.

Abrir sua mente
É preciso que você queira muito se alimentar de forma mais saudável, pois não adianta tentar mudar os hábitos alimentares se isso será um sacrifício. 

Escolher os alimentos
Comece com alimentos mais suculentos para depois introduzir aqueles que parecem ruins para seu paladar. Pode começar comendo frutas e depois acrescentar um legume ou outro nas refeições e fazer saladas.

Degustar
É preciso degustar os alimentos para desenvolver o paladar, já que muitos parecem não ter gosto de nada, outros são um pouco amargos. Não adianta odiar uma comida que nunca provou ou só porque lhe parece feia. 

Comer menos sódio
Colocar menos sal na comida e sempre verificar o teor de sódio no rótulo dos alimentos industrializados. Alimentos que contém muito sódio acabam deixando nosso corpo com retenção de líquido, ou pior, pode desenvolver doenças renais, no intestino, causar hipertensão arterial. A hipertensão é uma doença gravíssima que pode causar AVC (acidente vascular cerebral/trombose) e levar à morte.

Comer menos gordura
A gordura dos alimentos se deposita nos vasos sanguíneos, o que pode levar à várias doenças e deixam a pele oleosa, com aspecto de suja. Minha pele do rosto fica horrível quando como pizza ou qualquer coisa gordurosa no dia anterior, então preciso tomar chá ou suco antioxidantes antes de dormir.

Dar chance aos grãos
Há quase um ano comecei a consumir farinha de linhaça, chia, quinoa e gergelim e percebi que minha saúde melhorou muito. Minha pele está muito macia, meu cabelo está crescendo muito mais rápido, como comentei nesse post aqui e nunca mais apareceu espinhas. Mas isso é resultado de um mix de coisas que faço, que vai além de consumir os grãos.

Beber mais água
Hidratar o corpo é vital. Lembre-se de beber água para que os órgãos funcionem direitinho. Você sabia que beber água pode evitar dor de cabeça? Sim, pois muitas vezes as dores de cabeça são causadas por que o cérebro está desidratado.

Tomar chás
Sou uma pessoa que detesta tomar medicamentos, então comecei a tomar chás toda vez que tenho algum problema, seja dor de cabeça, cólicas, dores no corpo, resfriado e etc. Há tempos adquiri o hábito de tomar chá, por serem feitos com plantas medicinais. Tenho dado preferência aos gelados, pois acho mais saborosos. Deixo para tomar chá quente somente quando está frio, ou se eu adoecer, ou quando sinto cólica menstrual - nesse caso tomo de cidreira e faz efeito, mas quando a dor está muito forte, misturo com camomila ou erva doce. Vale lembrar que chá não é para ser usado apenas como remédio, também serve para substituir suco ou refrigerante, como foi visto nesse post aqui.

Comer menos industrializados
Produtos industrializados geralmente são cheios de sódio e outras substâncias prejudiciais à nossa saúde. tente substituir comidas em conservas por naturais.



Evitar a combinação gordura + açúcar
Aqueles alimentos deliciosos, que só de olhar fotos já ficamos com água na boca: sorvete, brigadeiro, bolo, tortas, etc. Todos esses são bombas de açúcar e gordura que se depositam nas nossas células e vasos sanguíneos. Comer uma vez na vida não faz tanto mal assim. O problema é quando consome várias vezes na semana.

Evitar os exageros
Até mesmo alimentos saudáveis e água podem se tornar prejudiciais se consumidos em excesso. É preciso equilibrar a quantidade de comida e de líquidos que ingere, pois isso também pode causar problemas de saúde.

Optar por comida caseira no cotidiano
Ter a comida pronta é muito prático e chama muito a atenção a variedade de alimentos ofertados pelos restaurantes. Mas o que não vemos são os malefícios que eles podem causar ao nosso organismo. Muitas pessoas preparam comida em casa para levar ao trabalho e almoçar durante a semana. Mas outras optam por comer em restaurantes, ou pior, comem em redes fast food. Se você almoça fora todos os dias, já pensou durante quantos meses ou anos você está consumindo sódio,  gordura e conservantes em excesso?

Comer saudável além de manter o corpo em forma, mantém a saúde.

Essas dicas foram úteis? Você se alimenta de forma saudável ou gostaria de adquirir esse hábito? 

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